Prognóstico Cannes 2016 – Parte 2

Continuando com o prognóstico de Cannes, ou melhor, com as possibilidades de alguns filmes para a próxima edição do festival, na primeira parte citamos alguns dos diretores que estão sempre na competição como Pedro Almovódar, Christian Mungiu, Nicolas Winding-Refn, Andrea Arnold e outros que saíram com sucesso da mostra Um Certo Olhar e foram direto para a competição principal como Xavier Dolan, Jeff Nichols e Derek Cianfrance, agora mais alguns nomes.

Personal Shopper
Personal Shopper, de Oliver Assayas

Oliver é outro diretor que por muito tempo não fica fora da competição, mesmo sem chamar muita atenção, ano após ano os curadores do festival decidem incluir seus filmes na corrida. O longa narra a história de fantasmas que ocorre no submundo da indústria da moda de Paris. Foi uma parceira estranha, mas que rendeu muitos elogios tanto para Kristen Stewart que ofuscou Juliete Binoche, quanto para Assayas, em outras palavras, essa nova parceria parece ser muito bem-vinda, mais uma vez falado em inglês, talvez muitos exitarão e talvez muitos se renderam como no ultimo filme.

Paterson
Paterson, de Jim Jarmusch
Um motorista de ônibus que é secretamente um poeta é dedicado à sua rotina, enquanto sua mulher experimenta mudanças constantes ao longo de uma semana em suas vidas. Esperar algo mais ousado de Jarmusch? Ou algo como os vampiros em seu ultimo filme? É talvez sim, mas Jarmusch não costuma ousar, seu próximo filme foi financiado e será distribuído pela Amazon (serviço de streaming, seria isso uma forma de ousadia?) de qualquer forma  vamos vê-lo enfeitar a Croisette pela enésima vez.

Amy Adams Denis Villeneuve The Story Of Your Life
Story of Your Life, de Denis Villeneuve
Baseado em um conto de Ted Chiang, em que um lingüista especialista é recrutado para decifrar a linguagem de uma espécie alienígena que acabaram de chegar na Terra para ver se suas intenções são pacíficas ou hostil. Será mesmo que Cannes acolheria uma ideia como essa? Sim, não, talvez ou porque não? O novo filme de ficção científica de Villeneuve estrelado por um grande elenco de Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker e Michael Stuhlbarg -, Sicário – Terra de Ninguém estreou na competição em Cannes no ano passado, por isso não podemos imaginar que ele não será convidado a voltar novamente, vale lembrar que Roger Deakins não fotografou esse filme, não que isso faça alguma diferença para alguns, mas para outros Deakins é sinônimo de filme bem fotografado, vamos aguardar.

Unknown Girl (Dardennes)
The Unknown Girl, de Jean-Pierre & Luc Dardenne 
O que seria mesmo estranho, é se essa dupla não estar na lista da competição, vez essa que filme após filme os Belgas figuram lá. O filme narra a história de um jovem médico embarca em uma busca para descobrir a identidade de uma jovem mulher que morreu depois de se recusar tratamento médico, não é preciso falar muito Jean-Pierre e Luc Dardenne são a realiza de Cannes (duas Palmas de Ouro) então é mais que certeza que eles estarão na competição.

Existem outras fortes possibilidades: Oliver Stone “Snowden” com Joseph Gordon-Levitt e Shailene Woodley, tem sido fortemente citado para o festival / “The Body Artist“, de Benoit Jacquot, baseado no romance de Don DeLillo e estrelado por Mathieu Amalric / “Aquarius“, do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho / “The Promise“, de Terry George pode fazer uma exibição / E há mais um punhado de títulos que podem passar na Croisset em maio,  “The Lost of Z“, de James Gray – “Una“, de Bento Andrews com com Ben Mendelsohn e Rooney Mara, e, claro, o próximo filme de Woody Allen também poderia fazê-lo se estiver pronto / de qualquer forma, eu volto mais pra frente para listar os filmes que eu acho que estarão na competição principal, até lá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s